sábado, 12 de julho de 2014

Como trabalham os cientistas?

Como trabalham os cientistas?

sábado, julho 12, 2014

JC e-mail 4987, de 11 de julho de 2014


Artigo é publicado na Revista Ciência & Educação, da Faculdade de Ciências da Unesp

O artigo COMO TRABALHAM OS CIENTISTAS?" POTENCIALIDADES DE UMA ATIVIDADE DE ESCRITA PARA A DISCUSSÃO ACERCA DA NATUREZA DA CIÊNCIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS, de Cláudia Faria (cbfaria@ie.ul.pt), Sofia Freire, Cecília Galvão, Pedro Reis e Orlando Figueiredo, da Universidade de Lisboa, foi publicado na revista Ciência & Educação, da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru.

Parte deste estudo foi financiado pela Comissão Europeia (6º FWP), como sendo parte de um projeto Europeu Popularity and Relevance of Science Education for Scientific Literacy (PARSEL).

Vários estudos em educação têm salientado a natureza da ciência como sendo uma componente importante da educação em ciência.Neste trabalho, é apresentada uma atividade de escrita e discussão de histórias imaginadas sobre cientistas, e são discutidas as suas potencialidades para a exploração das ideias dos alunos sobre a atividade científica.

Os dados foram recolhidos através de entrevistas com professores e alunos.

Foi também efetuada a análise de documentos escritos e a observação das sessões de discussão.

Os resultados revelaram a presença, nos alunos, de ideias inadequadas acerca do que é a atividade científica.

Revelaram, também, dificuldades por parte dos professores na gestão da discussão e no confronto dessas ideias, que dificultam a compreensão acerca da natureza do conhecimento científico.

É sugerido que esta atividade possa ser enriquecida pela sua integração num contexto real, que facilite o estabelecimento de conexões com o trabalho de cientistas reais.


(Unesp Agência de Notícias)

Fonte via:

Nenhum comentário:

Postar um comentário