segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Perfil Voluntário de Luis Cavalcante


TWITTER:
http://twitter.com/cavalcanteluis

FACEBOOK I:
http://www.facebook.com/culturacalvinista

FACEBOOK II:
http://facebook.com/culturacalvinistaII  

ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpn&cmm=19801686

E-mail: professorluiscavalcante@bol.com.br



Nordestino-Osasquense, casado com Lucimeire e pai da Rebeca.

Pela Graça e Misericórdia de DEUS, Presbítero e Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana do Brasil em Osasco/SP (I.P.O). Secretário Presbiterial da UPH (2012 d.C). Secretário Executivo da Federação do Trabalho Masculino e 1o. Secretário do PROP - Presbitério Oeste Paulistano (2012 d.C). Ex-coordenador do IBER –Instituto Bíblico de Educação Reformada da I.P.O (2010 d.C). Fundador e Coordenador do ICEC - Instituto de Cultura Educação Calvinista (Dedicada a Divulgação do Cristianismo Reformado e Calvinista como Estrutura de Pensamento Intelectual e Força Propulsora de Transformação Cultural, Educacional, Social, Econômica, Política e Jurídica para um Brasil Melhor para a Glória de Deus). Editor do Jornal “Reforma e Avivamento”.

Mestrado em Ciências da Religião pela UPM – Universidade Presbiteriana Mackenzie, com estudos nos elementos epistemológicos do Jurista e Filósofo Holandês Herman Dooyeweerd e Epistemologia Calvinista Teo-referencial. Cursou o mestrado em Ciências da Religião e aprovado até a sua qualificação.

Bacharel em Ciências Econômicas (UniSantanna).

Formado em Teologia pelo IBAD (Pindamonhangaba/SP) e Contabilista (Arujá/SP).

Extensões Universitárias em Filosofia e História da Ciência (USP); Sociologia (USP); Educação e Metodologia de Ensino Superior (Uninove/SP); Administração e Liderança (UNISA/SP); Economia (UBC/SP); Economia Industrial (UFPE);

Membro:

Associação Filosófica Scientiae Studia - http://www.scientiaestudia.org.br/;

CRC/SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – http://www.crcsp.org.br/ ;

OEB - Ordem dos Economistas do Brasil – http://www.oeb.org.br/;

AKET - Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares -www.labribrasil.org/apresentao.htm;

SCB – Sociedade Criacionista Brasileira - http://www.scb.org.br/ .

Palestrante convidado sob temas empresariais e espiritualidade em diversas instituições de ensino e empresarial.

Professor Universitário e Consultor em Inteligência Empresarial pelo Grupo Cavalcante & Associados – Empresa de Consultoria em Estratégia e Sabedoria Organizacional (Planejamento Administrativo, Contábil, Financeiro, Econômico, Jurídico e Espiritualidade Produtiva).

Responsável pelo projeto BANCO DE TALENTOS (Região Oeste – http://www.grupos.com.br/group/banco.talentos).


RESPONSABILIDADES ECLESIÁSTICAS:

2013 d.C

- Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil em Osasco - I.P.O
- Membro do Conselho da I.P.O
- Professor da Escola Bíblica Dominical da I.P.O. - Classe de Jovens
- Responsável junto com a esposa Lucimeire pelo ministério da casais da I.P.O
- Aprovado no Vestibular Nacional para o Seminário JMC 2013.

2012 d.C

- Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil em Osasco - I.P.O
- Secretário do Conselho da Igreja Presbiteriana do Brasil em Osasco - I.P.O
- Vice-Presidente da UPH - União Presbiteriana de Homens da I.P.O
- Professor da Escola Bíblica Dominical da I.P.O. - Classe de Adolescentes (1o. Semestre de 2012 d.C)
- Secretário Executivo da Federação do Trabalho Masculino do PROP - Presbitério Oeste Paulistano
- 1o. Secretário do PROP - Presbitério Oeste Paulistano
- Secretário Presbiterial do PROP para UPH
- Membro da Comissão Permanente do PROP para Implantação e Revitalização de Igrejas
- Membro da Comissão de Legislação e Justiça e Comissão de Relatórios Ministeriais do PROP


2011 d.C

- Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil em Osasco - I.P.O
- Presidente da UPH - União Presbiteriana de Homens da I.P.O
- Professor da Escola Bíblica Dominical da I.P.O. - Classe de Adultos


ORIGEM E FONTE DOS MEUS VALORES

01. Soli Deo Gloria
02. Sola Scriptura
03. Sola Gratia
04. Sola Fide
05. Solus Christus

FIDES ET SCIENTIA: COR ET RES CORAM DEO
Não há ciência sem fé: coração e objeto de pesquisa científica perante Deus.

PARA PENSAR:

Uma cosmovisão deve ser considerada verdadeira somente no caso de apresentar coerência lógica e estando de acordo com todos os fatos conhecidos em nossa experiência (W. L. Craig).

Diferença radical: a "ciência" não é uma cosmovisão, é um modo de investigar o mundo. O "materialismo científico" é uma cosmovisão que reduz tudo à observação empírica e que, por definição, exclui Deus (Alister McGrath).

O espírito do mundo não toma sempre a mesma forma. O cristão deve resistir ao espírito do mundo na forma que ele toma na sua geração (Francis Schaeffer).

G.K. Chesterton: “Quando os homens deixam de crer em Deus, depois disso eles não creem em nada, então se tornam capazes de crer em qualquer coisa”.

Meus Pressupostos Para Pesquisas Acdêmicas e Existência Humana Reformada


METODOLOGIA DO ESTUDO E DA PESQUISA TEO-REFERENCIAL e prática a partir dos Fundamentos Bíblico, Cristão e Apostólico e prática dialética das Cosmovisões Reformada, Calvinista, Puritana, Reformacional e Teonômica:

Gênesis 1.1 - No princípio, criou Deus os céus e a terra. 1.26 - Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 1.27 - Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 1.28 - E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. 2.15 - Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. 2.18 - Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. 2.24 - Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 3.14 - Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. 3.15 - Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

JESUS CRISTO - João 1.1 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1.2 - Ele estava no princípio com Deus. João 1.3 - Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. João 1.4 - A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. João 3.16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.36 - Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. João 5.24 - Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. João 5.39 - Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. João 6.35 - Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. João 6.47 - Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. João 6.48 - Eu sou o pão da vida. João 6.51 - Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. João 6.68 - Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; João 8.12 - De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. João 8.32 - e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 10.10 - O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 11.25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; João 14.6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 15.5 - Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 17.3 - E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Apocalipse 1.8 - Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. 21.6 - Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. 22.13 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.



Apóstolo São Paulo - Colossenses 1.15 - (CRISTO) Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 1.16 - pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 1.17 - Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. 1.18 - Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, 1.19 - porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude 1.20 - e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. Colossenses 2.2 (...), e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, 2.3 em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos. 2.4 Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes. 2.8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; 2.9 porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. 2.10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade. 2.17 - (...); a realidade é Cristo (NTLH). Colossenses 3.16 - Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 3.17 - E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 3.23 -Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, I Coríntios 10.4 - Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas. 10.5 - e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, I Coríntios 10.31 - Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. II Timóteo 3.12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 3.13 - Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 3.14 - Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste 3.15 - e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 3.16 - Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 3.17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.


João Calvino (1509-1564) como modelo de Piedade Verdadeiramente Acadêmica e Intelectual, acrescido da tradição neo-calvinista de Senhorio de Cristo integral de Abraham Kuyper (1837-1920) http://abrahamkuyper.blogspot.com/, enriquecidos:

- Klaas Schilder (1890-1952), é o maior teólogo cultural do círculo de reformadores desde o tempo de Kuyper, apesar de diferir de Kuyper na doutrina da graça comum, que substitui pela doutrina do mandado comum. Ele tem chamado homens de volta para a ênfase calvinista na Palavra e em sua autoridade em todas as áreas da cultura do homem. Em oposição a Hegel, que identifica DEUS com a História, Schilder defende que o céu sempre proclama a ideia fundamental de que DEUS e a criatura são distintos. Não há antítese entre DEUS e natureza; a antítese, porém, está dentro do universo, entre pecado e graça, entre CRISTO, o Restaurdador do mundo de DEUS, e o anticristo, que se õpõe à obra de DEUS na História. Shilder defende que CRISTO permanece no centro da história e significa tudo após sua exaltação. CRISTO, é a chave para a cultura. CRISTO é a única fonte verdadeira da cultura.

- pela "Filosofia da Ideia Cosmonômica" ou "Filosofia Reformacional" de Herman Dooyeweeerd (1894-1977) http://hermandooyeweerd.blogspot.com/;

- "Transcendentalismo Reformado" ou "Pressuposicionalismo Reformado" de Cornelius Van Til (1895-1987) - http://transcendentalismoreformado.blogspot.com/ ;

- "Racionalismo Cristão" ou "Pai da Filosofia do Escrituralismo" de Gordon Haddon Clark (1902-1984), o "Agostinho da América"- http://gordonhaddonclark.blogspot.com/ ;

- "Epistemologia Reformada" ou "Nova Epistemologia Reformada" ligado aos nomes dos filósofos como Alvin Plantinga (1932-) http://alvinplantinga.blogspot.com/ e Nicholas P. Wolterstorff (1932-) http://nicholaswolterstorff.blogspot.com/

- e a prática missional bíblica-reformada de Francis August Schaeffer(30/01/1912–15/05/1984 d.C) -http://francisschaeffer.blogspot.com/


Meus pressupostos para a prática da espiritualidade cristã, reformada, renovada e avivada:

- Toda tradição doutrinária e prática de Jesus Cristo e Apostólica (Ortodoxia) e cristã-puritana-reformada-calvinista-evangélica;

- Só pode tornar se membro da Igreja quem nasceu de novo, experimentou a regeneração e o  arrependimento, confissão e abandono dos pecados;

- Discipulado radical e integral;

- Ênfase em Santidade de Vida, enchimento do Espírito Santo, desenvolvimeto de dons e frutos do Espírito;

- Compromisso e fervor missionário e evangelístico;

- Sistema Bíblico de Governo de Igreja por intermédio de Presbíteros Eleitos pela Igreja;

- Enfrentamento constante e apologético ao pensamento anti-teísta e anti-teonômico, que produz o reducionismo do naturalismo, epicurismo e materialismo filosófico e metodológico e suas variáveis como as teologias liberais, neo-liberais e anti-apostólica-ortodoxa-histórica (racionalismo, fundamentalismo, teísmo aberto, gondista, sincretismo, água-escura, pentecostalismo-montanista-revelacional via salvação pelas obras, neopentecostalismo, neo-evangélicos e comunidades da cabana,  etc...) e ideologias antropocêntricas, humanicistas, iluministas, produzindo o fascismo direitista e esquerdista, libertinos, sadistas, ocultistas-maçônicos-babelistas, sodomitas-homossexualizante, feministas, abortistas, marxistas, ceticistas, niilistas, existencialistas, pedofilistas, esquerdistas, comunistas, socialistas, nazistas e petistas) e a substituição iníqua, depravada e pecaminosa dos "deveres, obrigações e responsabilidades humanas" pelo sofisma dos "direitos humanos" via implantação do "Império e Ditadura Estatal-Cultural-Laico-Agnóstico Anti-cristão", conhecido como "Estado Moderno" ou "Estado de Direito" ou a Grande Ilusão do do Estado Laico.



Perfil Voluntário:
 
 
Perfil Profissional: 
 
 

4 comentários:

  1. Perfil Profissional do Prof. Luis Cavalcante
    http://metodologiadoestudo.blogspot.com.br/2012/09/perfil-profissional-do-prof-luis.html

    ResponderExcluir
  2. Professor lendo gênesis quando chegou nesta parte( 2.24 - Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne).eu fiquei pensando se Adão e Eva foram criados por Deus como deixar pai e mãe?Dia 17 foi meu primeiro dia de aula,e eu tenho dificuldades aqui no computador estou sem impressora sem tinha poderá fazer o relatório à mão?
    Thais Reder

    ResponderExcluir
  3. Amiga Thaís, o contexto do texto se refere aos filhos que deixarão os seus pais para formar uma nova família.

    ResponderExcluir